Autores: Evânio Reis Bessa e Kyko Barros
A história do povoamento das terras cascavelenses tem início com a chegada de Domingos Paes Botão e seu cunhado João da Fonseca Ferreira, provenientes do médio e baixo Jaguaribe para o litoral, onde não havia conflito entre os habitantes nativos (índios) e o colonizador português.
Eles adquiriram uma data de sesmaria que denominaram Sítio Cascavel e aqui fixaram residência e permaneceram por algum tempo, até que transferiram suas terras para os parentes Manoel Rodrigues da Costa e sua mulher, Francisca Ferreira Pessoa, irmã de João da Fonseca Ferreira, construtores, em 1710, da Capela de Nossa Senhora do Ó.
O primeiro templo católico, cuja construção foi de enorme significado para os primeiros habitantes das terras cascavelenses, viu desenvolver o povoado que se tornou vila e depois cidade de Cascavel, sede do município de mesmo nome solenemente instalado no dia 17 de outubro de 1833.
Hoje, 190 anos depois da emancipação política e administrativa do município que já foi distrito de Aquiraz, a data é sempre valiosa oportunidade para recordar aspectos de nossa História. Assim, percorremos a longa jornada iniciada pelos colonizadores Domingos Paes Botão e João da Fonseca Ferreira, na trilha dos fatos que construíram a história do município de Cascavel, através de linha cronológica que conta, mês a mês, cada acontecimento que se sucedeu ao longo de sua existência.
Que estes 190 anos resplandeçam o brilho de todos que contam, cantam e fazem a história, a memória e a cultura do município de Cascavel do Ceará. Diariamente, todos os anos.
Nosso especial agradecimento à Prefeitura de Cascavel, principalmente nas pessoas de Tiago Lutiane Oliveira Ribeiro e de Cleiton Pereira da Silva, sem os quais, certamente, esta obra não poderia ser disponibilizada.
[Os autores]
Título: Cronologia Cascavelense
Editora: SL Editora
Ano da edição: 2023
Edição: 1ª