Skip to content Skip to sidebar Skip to footer

Até o dia 11 de maio (sábado), é possível conferir a exposição gratuita “Entre Capas”, no Memorial Edson Queiroz, em Cascavel. A mostra faz parte da celebração, in memoriam, do aniversário de 99 anos de nascimento do industrial cearense Edson Queiroz, que viveu de 1925 a 1982, em uma iniciativa do gestor do Memorial, o Instituto Myra Eliane, instituição sem fins lucrativos com foco na promoção da educação e cultura.

A exposição consiste em 38 capas históricas ampliadas do jornal Diário do Nordeste, fundado em 1981, por Edson Queiroz e evidencia esse veículo de comunicação como importante legado do industrial para o jornalismo e a sociedade. As capas noticiaram fatos históricos locais, nacionais e internacionais sobre assuntos de economia, educação, saúde, entre outros. Algumas em destaques são: a primeira edição do DN, em 19 de dezembro de 1981, assinada por Edson; o trágico acidente aéreo no qual o industrial perdeu a vida, em 1982; o sequestro de Dom Aloísio, em 1994; a morte de Ayrton Senna, em 1994; o Brasil pentacampeão mundial de futebol, em 2002; e o marco positivo de alfabetização no Ceará, em 2020.

“Entre Capas demonstra a grande contribuição de Edson Queiroz ao jornalismo, essencial para a cidadania e o registro da nossa história. É uma satisfação valorizar a memória dele para que siga como inspiração para todos nós, principalmente pelo empreendedor visionário que foi”, afirma o neto do industrial, Igor Queiroz Barroso, presidente do Instituto Myra Eliane.

A visitação à exposição é gratuita, de terça a sexta-feira, das 08h às 12h e das 13h às 17h; e aos sábados, das 8h às 14h. Grupos e escolas podem fazer agendamento via recepcao@memorialedsonqueiroz.com.br ou (85) 2181.6339.

Quem foi Edson Queiroz
Edson Queiroz (1925-1982), natural de Cascavel, é reconhecido como um dos maiores empreendedores do Brasil. Fundou um dos maiores conglomerados empresariais do país, o Grupo Edson Queiroz (GEQ), com atuação em diversas áreas e presença em mais de 10 estados brasileiros. A história do GEQ começou em 1951, quando Edson Queiroz iniciou investimentos em setores como telecomunicações, indústria, agropecuária, energia e mineração. Hoje, compõem o GEQ: Esmaltec, Minalba Brasil, Nacional Gás e Sistema Verdes Mares. Edson foi, também, um grande incentivador da cultura e do esporte. Compõem o legado dele a Fundação Edson Queiroz e a Universidade de Fortaleza (Unifor).

Sobre o Instituto Myra Eliane
O Instituto Myra Eliane é uma instituição sem fins lucrativos criada em 2016, em Fortaleza, que tem como propósito “transformar vidas através dos Valores Humanos”. Atua na promoção da Educação Infantil com base nos Valores Humanos, na formação de jovens e adultos, além de ofertar ações culturais gratuitas para a população. A entidade conta com equipamentos próprios, onde desenvolve as atividades de educação e capacitação profissional – o Centro de Educação Infantil (CEI) Olga e Parsifal Barroso; o Centro de Formação Yolanda e Edson Queiroz (Cenfor); e os espaços de fomento às artes – Memorial Edson Queiroz, em Cascavel, e Espaço Cultural Arandu, em Caucaia.

Serviço
Exposição “Entre Capas”

Período: até 11 de maio, de terça a sexta-feira, das 08h às 12h e das 13h às 17h; sábados, das 8h às 14h

Local: Memorial Edson Queiroz, à Rua Crispim Teixeira, S/N, Praça Nossa Senhora do Ó. Cascavel

Agendamento de escolas e grupos: recepcao@memorialedsonqueiroz.com.br ou (85) 2181.6339

Deixe um comentário