Situado a 11 km da sede do município de Cascavel, Guanacés é um de seus distritos que guarda em seu seio a beleza e o talento das senhoras que vivem e desenvolvem uma cultura dramista quase secular. São mais ou menos 70 anos, dramatizando, cantando, emocionando e desenvolvendo esse movimento cultural que conta com a participação, aproximadamente, de vinte senhoras que, em apresentações cômicas e engraçadas divertem a comunidade de Guanacés quer em eventos sociais, nas escolas, quer em festas religiosas. Entre elas destacam-se a dona Leda, a dona Marlene, a Tetê, a Maria Paulino, a dona Zulmira e a dona Fátima, que, debaixo de suas indumentárias, apresentam-se festivamente, alegres e divertidas, arrancando, desse modo, aplausos e elogios.
Dona Maria Leda da Silva, até hoje, no auge dos seus 81 anos, juntamente com outras companheiras, segundo seus próprios relatos, vem se divertindo com essas apresentações alegres, cômicas e das quais ela gosta e sente falta, uma vez que, em 2020, com o acometimento da pandemia, tudo parou. Segundo dona Leda, há fortes indícios de um retorno dessa atividade em breve para a alegria e o divertimento dessa comunidade tão especial que é Guanacés.
Durante muito tempo, os ensaios e as apresentações aconteciam em um salão próximo à igreja de Guanacés, atualmente não mais existindo o local que servia de ponto de apoio do grupo, sendo hoje realizados os ensaios nas dependências da casa de uma das componentes. Ao longo desses anos muitas foram as apresentações, merecendo destaque a comédia de Santa Raulina, exibida com grande participação do público local que apoiava e incentiva esse grupo cultural artístico das senhoras de Guanacés.
Esse movimento cultural das dramistas de Guanacés já tem até um CD gravado com músicas diversas na voz de dona Leda, participante do grupo. Entre as músicas antigas cantadas nas apresentações dramistas está a seguinte:
Guanacés cidade brinquedo
Pequenas que és
Guanacés grande pelo teu povo
Que te quer tanto bem
Terra de mil amores
Onde mora meu bem
Guanacés sou feliz.
Por ser tua filha, também
Quem te dirige tem alma
De um bom brasileiro
Teu povo tão forte e gentil
Bom e hospitaleiro
Tens o teu céu estrelado
Da cor de anil
Guanacés é um belo
Recanto do Brasil
(autor desconhecido)
As senhoras dramistas de Guanacés são uma prova real de que a nossa cultura local, mesmo com as adversidades e dificuldades, de qualquer sorte, resistem e estão guardadas no seio de suas comunidades, embora, também aconteça, a ausência do conhecimento de sua existência por parte da maioria das pessoas e, às vezes, do poder público.
Música cantada pelas dramistas de Guanacés
Aqui estamos flores mimosas e formosas
Filhas de Guanacés, quando bailamos
Todo mundo gosta, moços e velhos Bis
Como as estrelas que fascinam e
Brilham, queremos aqui também
Refugir o nosso esplendor, o entusiasmo.
Nos convida a festa e por tudo isso
Damos graças ao criador
Que vida boa! Doce alegria celeste!
Dia, harmonias mil, jamais
Conhecemos o que é tristeza
Simbolizamos este lindo céu de anil
[Fonte: Cascavel – nosso povo, nossa cultura]