Skip to content Skip to sidebar Skip to footer

Autores: Aírton Dias, Evânio Reis Bessa e Milson Almeida

Em 25 de fevereiro de 1694, Domingos Paes Botão e João da Fonseca Ferreira adquiriram uma Data de Sesmaria que denominaram Sítio Cascavel, iniciando o povoamento que mais tarde daria origem a essa cidade.

Hoje, 320 anos depois, em comemoração a essa data, lançamos este livro que é, na verdade, um resgate de histórias contadas de boca em boca em Cascavel. E para aqueles que não são de lá, saiba que Cascavel é o nome de uma cidade do litoral do Ceará. Hoje faz parte da Região Metropolitana de Fortaleza, mas na época em que se passam as histórias era apenas um interior como tantos de nosso país.

Há uma bela praça no centro dessa cidade com uma igreja que todos chamam de Igreja Matriz. Essa igreja tem um relógio que incansavelmente badala há mais de cem anos as horas. Há um hospital também no centro, ao lado de outra praça, onde antigamente, bem antigamente, havia um cata-vento que abastecia um chafariz para que todos da cidade tivessem água. E como não falar que nessa cidade acontece a segunda maior feira livre do Nordeste: a Feira de São Bento, que começou com os comboieiros que por aqui passavam e paravam para fazer o escambo. O local da antiga feira é hoje o Ginásio Poliesportivo Municipal, pois no dia 1º de janeiro de 1901, o primeiro dia do século XX, essa cidade ganhou seu Mercado Público e para lá se se mudou, em 1909, cresceu e ganhou as ruas centrais. E é claro, há diversas localidades que até hoje são zona rural: Guanacés, os Chorós, Coaçu, Mataquiri, Serra do Brito, entre outras. Não podemos nos esquecer das praias: Caponga, Barra Nova, Balbino, além das localidades próximas ao litoral, como a Jacarecoara e as localidades no sertão: Pitombeiras e Cristais. E como se esquecer de dizer que há diversos rios, entre eles o Rio Malcozinhado e o Rio Choró, palcos de muitas histórias.

Procuramos ser o mais fiéis possível a tudo o que foi ouvido.

Não digo que um dia os contos e as lendas de antigamente não se perderão para sempre, mas digo que pelo menos estas, que aqui estão, ficarão para que todos saibam que o povo dessa cidade também sabe criar boas histórias!

Apresentação – Os Autores

Título: A serra da Mataquiri, o Rio Malcozinhado e Outras Histórias

Editora: Premius

Ano da edição: 2013

Edição: 1ª

Ilustração: Wescley Barros Borges (desenho) / Hugo Lima Cavalcante Filho (colorização)

Deixe um comentário