Skip to content Skip to sidebar Skip to footer

Mulher de personalidade forte, destemida e guerreira, Raimunda Anastácio da Silva, conhecida como Ketinha, nasceu na localidade de Mataquiri, em Cascavel, no dia 13 de junho de 1952, filha de Antônio Anastácio da Silva e Josefina Pereira da Silva. Teve 13 irmãos, sendo ela a mais nova.

Após o falecimento de seu pai, em 1976, veio morar em Cascavel e, desde então, tomou a responsabilidade de cuidar de sua mãe e família.

Casou-se em 1980 e teve três filhas: Francisca Maria Miranda da Silva, Maria de Fátima Miranda de Lima e Maria de Jesus Miranda da Silva. Com a separação após 15 anos de casamento, Ketinha, mulher forte inabalável, uma mãe guerreira e com muita fibra, criou suas três filhas sozinha e mais um filho adotivo, Antônio Anastácio da Silva Neto – nome que ela deu em homenagem ao seu pai.

Uma das pioneiras no ramo de verduras e frutas, Ketinha já alimentou diferentes gerações de cascavelenses com seus produtos cuja venda começou em 1970, com uma modesta caixa, no antigo barracão demolido em 1974 para a construção da sede própria do Banco do Estado do Ceará (BEC) em Cascavel, atualmente agência do Bradesco. Foram 51 anos dedicados à comercialização de verduras e frutas. Ela afirmava convicta que só deixaria essa atividade quando morresse.

Em abril de 2021, Ketinha foi diagnosticada com Covid. Após 32 dias de internação hospitalar, ela faleceu no dia 8 de maio de 2021.

No dia 6 de janeiro de 2024, foi inaugurada a reforma e ampliação do Mercado Municipal das Frutas, com destaque para um espaço público denominado em sua homenagem: Largo Dona Ketinha.

Largo Dona Ketinha, no Mercado Municipal – Foto: Kyko Barros

Com muito orgulho e dedicação, as filhas de Dona Ketinha continuam as atividades que ela exerceu com muita determinação, resiliência e muito carisma, deixando um legado humano e um histórico profissional respeitáveis.

[Colaboração: Francisca Miranda e Maria de Fátima]

Deixe um comentário