Autores: Aírton Dias, Evânio Reis Bessa e Milson Almeida
Quando o primeiro livro foi lançado, muitos nos procuraram contando suas versões de algumas histórias que já estavam no livro e outros contando histórias que desconhecíamos ou que não lembrávamos quando da edição da obra. O fato é que tudo isso muito nos ajudou para que acrescentássemos novas informações às histórias já registradas ou que acrescentássemos outras ao livro, sempre com o cuidado de sermos fieis a tudo o que era ouvido, sem esquecermos dos principais objetivos desse trabalho: preservar a cultura oral de nossa cidade e possibilitar às nossas crianças e mesmo os jovens e adultos, o conhecimento delas e por que não, levar nossa riqueza de histórias àqueles que apreciam esse tipo de texto ou são apaixonados por nossa cidade. Pois verdade seja dita, muitos dos leitores da primeira edição, apesar de não serem cascavelenses natos, o são de coração e muito se alegraram ao poderem conhecer um pouco mais da cultura dessa terra.
Ouvir de muitos que o livro o fazia lembrar-se de sua infância, de seus avós a relatarem lendas e contos, muito nos encheu de orgulho e nos motivou a continuarmos o trabalho. Assim, mais uma vez a equipe foi reunida, autores e ilustradores, para juntos fazerem nascer esse livro, que foi pensado nos mínimos detalhes e consumiu dias de preparação.
Como a apresentação da primeira edição serve também como um texto ambientador, explicando o nome das localidades, ou como foi dito, palcos das histórias, e elementos que muitas vezes se repetem, foi mantido nessa edição, assim, quem não conhece a cidade, não terá grandes dificuldades em compreender as lendas.
Só temos que agradecer a todos que de uma forma ou de outra colaboraram para a realização dessa obra e fazer votos que ela venha ser um importante instrumento de preservação da nossa cultura.
Agora, vamos à leitura!
[Apresentação – Os Autores]
Título: A serra da Mataquiri, o Rio Malcozinhado e Outras Histórias
Editora: Premius
Ano da edição: 2018
Edição: 2ª
Ilustração: Wescley Barros Borges (desenho) / Hugo Lima Cavalcante Filho (colorização)