A casa de Câmara e cadeia Pública de Cascavel foi inaugurada em 14 de julho de 1886, mas sua construção foi iniciada em 1867, como comprovado pelo relatório de Francisco Inácio Marcondes Homem de Mello, em primeiro de julho de 1866, apresentado à Assembleia Legislativa do estado, mandando entregar à comissão composta por Joaquim Carlos de Sabóia, Raimundo José Pereira Leite e Luiz Liberato Ribeiro, a quantia de 2:000$000 (dois contos de réis) para construção da Câmara e da Cadeia de Cascavel.
Inicialmente funcionou como Cadeia Pública, na parte inferior, Câmara na parte superior. Como era comum na época.
Nos anos 1940, o prédio foi palco de eventos sociais da cidade ao abrigar bailes de Carnaval e festas de réveillon. Funcionou como Delegacia de Polícia, entre 1984 e 1993. Além de já ter abrigado, em diferentes momentos, a Prefeitura Municipal, a Secretaria da Educação, a Biblioteca Pública Municipal e o Conselho Tutelar.
Em 2009, o prédio foi tombado por lei municipal. Em 2015 foi iniciada sua restauração, financiada pelo Governo Federal, mas a obra não foi concluída, deixando o prédio exposto a intempéries do tempo, até que parte das paredes do andar superior desabou em 1º de abril 2017.
Em 2021, o Instituto Myra Eliane, presidido pelo empresário Igor Queiroz Barroso, neto do cascavelense Edson Queiroz, e o prefeito de Cascavel Tiago Lutiani Oliveira Ribeiro, firmaram parceria com o apoio da Câmara Municipal para a restauração do prédio.
Atualmente é o Memorial Edson Queiroz, inaugurado em 7 de novembro de 2021.
